Nasceu em Tendo na província de Yamagata ao norte do Japão.
Em 1954 graduou-se na Universidade de Artes de Tóquio (東京藝術大学 Tōkyō Geijutsu Daigaku).
Imigra em 1958 ao Brasil após trabalhar no Instituto de pesquisas industriais de Shizuoka.
Primeiras pinturas abstratas no início da década de 60 no Brasil já com conceitos cosmológicos ponto central dos seus trabalhos até hoje.
Foi à Argentina para conhecer a Teoria Espacial de Lucio Fontana.
Toyota viveu entre os anos 1960 e 61 retornando ao Brasil.
Continue lendo
Após receber o prêmio do I Salão Esso de Artistas Jovens - “II Prêmio” (de pintura) no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1965 resolve ir à Italia.
Aproxima-se da vanguarda européia e seu trabalho bidimensional torna-se tridimensional.
1967, o I Prêmio do VII Premio Piazzeta é um importante marco para uma série de exposições como a individual da Galeria Sincron em Brescia duto de importantes artistas como Bruno Munari, Vassarelì, Enrico Castellani, Lucio Fontana entre outros, morou por quase 5 anos na Itália.
Retorna ao Brasil após ser convidado a participar em 1969 da X Bienal Internacional de Arte de São Paulo, recebeu dois prêmios aquisição, o Itamaraty e o Banco de Boston.
Participa de diversos salões de arte moderna e ganha outros importantes prêmios.
Fixa seu Atelier em São Paulo.
Naturaliza-se brasileiro no dia 11 de janeiro de 1971.
Recebe inúmeros convites de Festivais e Bienais de relevância internacional como - Panorama da Arte Atual Brasileira - “Prêmio Objeto (Prêmio Caixa Econômica Federal)” no Museu de Arte Moderna de São Paulo, a XI Bienal de Middelheim na Antuérpia, Bélgica, a União Panamericana em Washington DC, EUA, etc.
No ano de 1978 é convidado a criar um importante monumento público para a primeira dama da canção popular japonesa Chiako Sato também nascida em Tendo na sua cidade natal.
O monumento em bronze com 8,0 m x 1,50 m x 1,0 m possui vários simbolismos entre eles as suas 7 ondas simbolizam as 7 notas musicais.
Após esta data faz inúmeras coletivas com artistas nacionais e internacionais, importantes individuais e produz obras com movimentação cinética e forte influencia da op arte européia como seus contemporâneos latino americanos Jesus Soto, Edgar Negret, Cruz Diez, Julio Le Parc.
Criou mais de cem obras públicas e privadas, só no Japão por volta de 45 monumentos e obras públicas, do norte na ilha de Hokkaido, ao sul em Shikoku.
Em 1995 na cidade de Yokohama cria e executa um monumento bilateral comemorando o Centenário da amizade, navegação e comércio entre o Brasil e o Japão, uma imensa obra conceitual o Espaço Arco Íris de aço polido e aço pintado em dourado de 10,00 x 4,60 x 1,30 metros no parque Minato Mirai e outro no Brasil em São Paulo (ainda à ser executado) unindo os dois continentes e seus povos, uma gigantesca ponte criando intenso intercâmbio cultural, político e econômico entre as nações.
Durante o Centenário da imigração japonesa ao Brasil em 2008 criou 14 monumentos comemorativos nos Estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
Entre os anos de 2009 à 2010 fez importantes retrospectivas e exposições comemorativas dos seus 50 anos de arte, ”A Leveza da flor” no MuBE-Museu Brasileiro da Escultura, o “Espaço Invisível” no Centro Brasileiro Britânico, edifício da Cultura Inglesa em São Paulo e no Museu de Arte da Cidade de Tendo em Yamagata no Japão.
Cria e executa o monumento “Espaço Cósmico-Portal do Sol", um painel escultórico de 23 metros de comprimento por 16 metros de altura em aço inox e pintura foi inaugurada em 2010 em comemoração aos 50 anos da Brasil Sokka Gakai Internacional em São Paulo.
Dois importantes livros publicados, “Toyota 50 anos de Arte" da escritora Sonia Prieto (2009) e “A leveza da matéria" de Jacob Klintowitz (2011).
Em 2013 participa do documentário” West Encounters East” da historiadora de arte e consultora de arte Stella Homes com transmissão em mais de 280 canais pelos EUA, falando um pouco de sua trajetória, sua obra e concepção como artista plástico.
O mais recente trabalho "Espaço Infinito" em aço inoxidável e pintura PU azul (3,60 X 4,00 m de diâmetro) cinético com iluminação, para a Porto Seguro Cia Seguros Gerais. São Paulo. SP.
Em 2016 monta um novo estúdio em São Paulo para criação e produção de obras monumentais de alto padrão.
Cria 2 novos projetos monumentais e cria uma série de obras entre esculturas, painéis e serigrafias para o luxuoso hospital Copa Star da Rede D'Or São Luiz em Copacabana-RJ.
Painel de 3,00m X 4,20m para o hall de entrada, Espaço Eternidade 2016 e uma escultura monumental em aço inox para a fachada de 8,60m de altura, Espaço Infinito 2016.
Para 2017 está desenvolvendo mais 3 obras monumentais para o novo hospital da Rede D'Or São Luis da cidade de São Caetano do Sul na grande São Paulo que será ainda inaugurada este ano.
Yutaka Toyota está em contínua criação executando uma infinidade de projetos e obras autorais a partir de seu atelier em São Paulo para o mundo.