"Yutaka Toyota pintava no Japão à maneira impressionista; mas entre nós (desde 1962), depois de estada na Argentina, integrou-se à corrente informal a que traz impregnações zenbudistas (utilizando formas circulares). Três anos de vivência em Milão, a familiaridade com as pesquisas de instrumentação de Bruno Munari (1907) e a convivência com vários outros artistas alteraram em profundidade sua visão estética, a partir da própria necessidade de passar a exprimir-se através da escultura como criação ambiental.Continue lendo
Os volumes que constrói em alumínio, modulados com exatidão, excluem a rigidez e referem-se, poeticamente, à busca de diferentes existências de espaços em suas superfícies que refletem e deformam o entorno, constituindo para o artista a própria apreensão do mundo. Uma aura simbólica envolve, pois, essas estruturas onde resistem os valores orientais".
Walter Zanini
ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil - II, São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. p.688.